Como Afinar Violão Usando 3 Métodos Eficazes

Para o iniciante não é fácil perceber quando um violão está ou não afinado, no entanto isso é vital para que os sons soem corretamente. Tendo isso em conta criámos esta página onde vai encontrar alguns métodos que mostram como afinar o violão de uma forma rápida e eficaz.

 

Método 1: Afinando o violão através de um afinador online

Ideais para quem está a começar, os afinadores de violão Online indicam se a corda precisa ser apertada ou afrouxada. Para isso ouvimos os sons das cordas do programa e tentamos ajustar a corda do violão até o som ficar igual. É bastante simples, ideal para violonista iniciantes que ainda têm dificuldade em fazer uma afinação mais precisa e profissional.

como afinar violão

Utilize e teste o nosso afinador online. Clique link abaixo.

http://afinador-de-violao-online.html

Foi o programa mais simples que encontramos na Internet e poderá ajudá-lo a ajustar o seu violão, mesmo que não tenha nenhuma experiência.

 

Método 2: Afinação através de notas uníssonas

Neste vídeo você vai aprender como afinar o seu violão através de notas uníssonas, ou seja, notas com o mesmo tom. A ideia é bem simples, como existem notas que emitem o mesmo som em posições diferentes, você só precisa igualá-las…até ter o seu violão afinado. Veja abaixo como proceder:

– 6ª corda apertada na 5ª casa deve ter o mesmo som que a 5ª corda solta.
Nota A (LÁ)

– 5ª corda apertada na 5ª casa deve ter o mesmo som que a 4ª corda solta
Nota D (RÉ)

– 4ª corda apertada na 5ª casa deve ter o mesmo som que a 3ª corda solta
Nota G (SOL)

– 3ª corda apertada na 4ª casa deve ter o mesmo som que a 2ª corda solta
Nota B (SI)

– 2ª corda apertada na 5ª casa deve ter o mesmo som que a 1ª corda solta
Nota E (MI)

 

Afinar violão através do software AP Guitar Tuner

Primeiramente você precisa fazer o download do Ap Guitar Tuner (é grátis):
http://www.baixaki.com.br/download/ap-guitar-tuner.htm

Agora siga todos estes passos:

1 – Você tem que ter um microfone no computador (o microfone da webcam também serve).

2 – Agora, comece por abrir o programa.

3- Depois entre em “Options” para selecionar a placa de som que irá captar o som de seu microfone.

como afinar violão

4- De seguida vá em “Devices” e selecione a placa de som.

como-afinar-violao

como afinar um violao

5- Como já foi explicado acima cada corda do violão corresponde a uma letra:

1ª corda – E (mi)
2ª corda – B (si)
3ª corda – G (sol)
4ª corda – D (ré)
5ª corda – A (lá)
6ª corda- E (mi)

6 – Quando você tocar a 1ª corda do violão vai ter que aparecer a letra E no programa. Supondo que aparecia a letra D, então você teria que apertar a corda até aparecer a letra E. (NOTA: se o ponteiro não se mexer é porque não selecionou a placa de som adequadamente).

como afinar o violao

7- Quando você tocar a 1º corda e já estiver aparecendo a letra E, então agora só falta deixar o ponteiro no meio. Se o ponteiro estiver negativo você deve apertar a corda. Se o ponteiro estiver positivo você deve soltar.

como afinar o violão

8- Dê um tempo assim que toca uma corda, só depois toque novamente, para não oscilar o ponteiro do afinador.

 

Gostou destes 3 métodos para deixar o seu violão afinado?

Estas foram as nossas dicas para ajustar o seu violão devidamente. Provavelmente agora nunca mais se irá esquecer como afinar um violão e todas as suas notas sairão no tom adequado.

Agora por curiosidade, qual foi o método que mais gostou? Qual o que recomendaria a um amigo seu? Deixe a sua opinião abaixo 🙂

<< Voltar para a página inicial

como tocar violao

6 Comments on “Como Afinar Violão Usando 3 Métodos Eficazes

  1. paulo cesar

    muito bom o programa, pode ajudar muito quem tem dificuldades para afinar o violão, em relação ao programa para que ele funcione corretamente é preciso configura-lo?

  2. Esthefany

    gente usem o afinador de violao ou entao baixam cifrasclube e afine e rapido e pratico!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *